terça-feira, julho 23, 2013

Sexto Encontro - Aprimorando a Escrita II


Sugestão de planejamento:

- Dicas de como compor uma redação.
- Exercícios de desenvolvimento de temas.

  • Dicas para o desenvolvimento de redações

Escrever bem não é fácil. Eu mesma não me sinto apta para ensinar algo que sequer domino, mas com interesse e persistência encontrei algumas regrinhas e sugestões que podem ajudar no polimento de nossa escrita. Confira algumas delas:

1. Repare na seguinte frase: "Não sei bem o que dizer da especialização precoce dos jovens, mas a eliminação do juvenil do Corinthians foi também muito precoce no campeonato!".

Está aí um bom exemplo de bola fora. Comece sua redação lendo com atenção todos os elementos que o examinador apresentou para você utilizar. Procure ver se realmente entendeu o que se pede. Pense num caminho, faça um esquema se preferir, e veja se você não está forçando, inventando algo fora do contexto. Sim, porque conta demais o fato de você escrever dentro ou fora do tema pedido. Já pensou se acharem que você fugiu do assunto? ...É zzzzzzzero!

2. "Esse tipo de gente merece ser exterminado".

Radical demais, não parece? É até grosseiro. Nas dissertações, como recomendação geral, evite os riscos desnecessários de posições extremistas. Vale a pena procurar desenvolver um texto equilibrado, mostrando as coisas de forma ampla e assumindo posições sem partidarismos extremos.

3. "De uma perspectiva pedagógica e heuristicamente viesada o numerário foi ínfimo.".

Pois é. Veja aí que escrever com clareza é muito importante. Os outros devem entender o que você escreveu (especialmente os examinadores). Não use palavras que você acha bonitas, mas não entende o que significam. Aliás, a frase acima não é apenas complexa - apesar de usar termos que existem, ela é desprovida de sentido. Um pequeno truque: procure colocar-se no lugar do leitor, ele entenderia seu argumento?

4. "Fazem muitos anos que eu queria isso. Se ela quizer deixar isso para mim fazer, a muito tempo estou afins".

Evite erros básicos (um exercício: corrija os vários erros que estão na frase entre aspas). Fuja de palavras de grafia duvidosa para você. Use só termos que você conhece. Respeite a gramática e as regras de grafia. Isso pega bem.

5. "Ele deu um pum fedido pacas. Foi aquele auê!".

Gostou disso? E o examinador também iria gostar? Hoje, a linguagem parece que "liberou geral" - como costuma-se dizer. Será que entramos na era do vale-tudo? Cuidado! Esse território é perigoso. Sugerimos que deixe a "franqueza" vocabular para lançar alguma nova versão de "sabão crá-crá". Aí, pode deitar e rolar - o público irá agradecer, se você for bem-sucedido. Agora, no vestibular, cuide-se. Evite grosserias na sua redação. Não é só você que tem mãe, irmã etc. Os examinadores também têm e nem todos são apaixonados pelo "exótico".

6. Ahx xvdf jkkl ...gf gdfg 34tggg

Nem precisava ser dito, mas limpeza conta. Procure manter uma letra razoável. Nada de emporcalhar a folha. É o mínimo para seu cuidado com o conteúdo e para a qualidade do texto não desaparecer no meio de rabiscos.

No livro, técnica de redação, há um exemplo de alguns detalhes que devemos atentar na hora de planejar o texto:

• Quais os objetivos do texto; O que você quer ao escrever?
• Qual é o assunto em linhas gerais; Sobre o que vai escrever?
• Qual o gênero mais adequado aos objetivos; Qual a melhor forma de se fazer entender?
• Quem provavelmente vai ler;
• Que nível de linguagem deve ser utilizado;
• Quais as condições práticas de produção: tempo, apresentação, formato. (GARCEZ, 2001, p,15)

Ainda nesse livro, há algumas considerações sobre o ato de escrever. São elas:

• Fazer uma lista de palavras-chave;
• Anotar tudo o que vem à mente, desordenadamente, para depois cortar e ordenar;
• Escrever a ideia principal e as secundárias em frases isoladas para depois interligá-las;
• Construir um primeiro parágrafo para desbloquear e depois ir desenvolvendo as ideias ali expostas. (GARCEZ, 2001, p. 17)

A dissertação, ou texto dissertativo, é a redação que tem por objetivo expressar uma opinião, um ponto de vista em relação a um determinado assunto. O objetivo desse texto é convencer, persuadir o leitor a concordar com sua tese. Para isso, são usados argumentos, que podem se apoiar em dados, fatos ou ideias. Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos. Não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.

Não fuja NUNCA do tema. É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta. A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.

A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais. Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.


  • Exercícios de desenvolvimento de temas.

Mantendo em mente as dicas dadas hoje, construa uma redação de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas. 

Exemplo de temas: 
  1. Um clamor nacional, Revolta dos R$0,20. (Sobre as reivindicações do povo brasileiro).
  2. Nova Guerra Mundial. (Sobre a tensão entre a Coreia e os Estados Unidos).
  3. Preconceito à Leitura.
  4. Defendendo um Gênero.


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