sexta-feira, maio 24, 2013

Apresentação do projeto



Um livro é a prova de que os homens
são capazes de fazer magia.
Carl Sagan

Um livro deve ser o machado que
partirá os mares congelados
dentro de nossa alma.
Franz Kafka
Ler muito é um dos caminhos para a originalidade;
uma pessoa é tão ou mais original e peculiar
quanto mais conhecer o que disseram os outros.
Miguel de Unamuno
Não há melhor fragata que um livro 
para nos levar a terras distantes.
Emily Dickinson


A leitura é uma fonte inesgotável de prazer,
mas por incrível que parece,
a quase totalidade, não sente esta sede.
Carlos Drummond de Andrade


Como leitora convicta, escrita aspirante, professora em formação e cidadã consciente, venho a alguns anos alimentando uma vontade nascida da necessidade de fazer algo para mudar uma triste imagem que tenho percebido existir sobre a literatura em geral.

No Brasil, a cultura vai ganhando espaço com muito esforço. O incentivo, o suporte, principalmente financeiro, que viabiliza essa expansão, se concentra em áreas já bem divulgadas. O que não é o caso da literatura.

Estamos condicionando o leitor de hoje a viver aprisionado a uma literatura predominantemente clássica, bela, mas antiquada. É gritante a necessidade de uma mudança dentro da fase literária a qual vivemos.

Cecília Meireles é um perfeito exemplo de como a mistura das fases literárias pode ser positiva. 

A contemporaneidade exige uma linguagem diferente, mais objetiva e ao mesmo tempo mais envolvente. A cultura hoje é pregada e absorvida sem filtros através dos meios mais fáceis de acesso ao povo. Se quisermos um país mais culto, se desejamos, de verdade, que a leitura se torne um hábito entre os brasileiros, temos que facilitar e incentivar o acesso deles aos livros. Temos que buscar no meio do povo os talentos que existem ali e destaca-los, mostrar que os valorizamos, não por serem aqueles que driblaram a estatística, mas porque são realmente bons e dignos das mesmas oportunidades oferecidas lá fora.

A oficina foi criada, acima de tudo, para incentivar os jovens envolvidos com o projeto a acreditarem em si mesmos. Para haver uma válida troca de experiências e conhecimentos, transmitindo a mensagem que mesmo ouvindo “não” várias e várias vezes, precisamos estar atentos ao “sim” que ouvimos de quem está ali perto, torcendo, conhecendo, valorizando.

Isso é muito importante. 

Não podemos desanimar nunca, deixar de acreditar é deixar de viver. 

Também temos que ter consciência de que apesar de sermos bons em algo, de termos uma grande torcida, precisamos nos esforçar, nos especializar, investir em nós mesmos. Buscar sempre a perfeição e saber que ela não existe. Ou seja, o aprimoramento será eterno e tem de haver prazer nisso. 

OBJETIVO GERAL

Familiarizar o jovem com o hábito da leitura. Desenvolver um aperfeiçoamento da interpretação e da própria escrita. Despertar o pensamento crítico e envolver o jovem com a verdadeiro sentido da palavra cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Construir um ambiente de interação e segurança onde todas as opiniões e gostos serão respeitados e explorados.
  • Disponibilizar meios de acesso a acervos literários atuais, seja digital ou físico.
  • Auxiliar na organização de ideias e na representação destas em palavras próprias, estimulando resumos e resenhas, sempre dividindo os resultados entre o grupo.
  • Estimular as aptidões artísticas de cada jovem e orientar meios produtivos para um possível aperfeiçoamento. 
CONTEÚDO E METODOLOGIA

Inicialmente, espera-se ter de dois a três encontros por semana com cerca de 50 a 90 minutos cada. Firmados pelo diálogo, os alunos devem ser estimulados a expor suas preferências, sua regularidade com a leitura e a importância dela em sua vida. Com o decorrer da oficina, os alunos devem aprimorar a absorção do conhecimento dentro de uma leitura, devem aprimorar também a escrita e exteriorização da sua interpretação pessoal. Devem se sentir confiantes para expressar suas conclusões, a debater ou aceitar com desenvoltura opiniões contrárias. O professor, ou responsável pela oficina, deve ser, acima de qualquer coisa, um mediador, um facilitador desses encontros.

Em breve, estarei postando algumas atividades sugeridas e, possivelmente, registrarei aqui o desenvolvimento da oficina que deve começar nas férias de julho/2013 na escola onde estou trabalhando atualmente. 

Até lá!
    

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