terça-feira, julho 23, 2013

Quinto Encontro - Aprimorando a escrita I


Sugestão de planejamento:

- Dicas para escrever melhor.
- Exercícios de desenvolvimento da escrita.

  • As melhores dicas para não escrever errado! (cartaz)
  1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
  2. não esqueça as maiúsculas no inicio das frases.
  3. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
  4. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
  5. Evite o emprego de gíria. Ninguém merece isso, né Mano?
  6. Nunca use palavras de baixo calão, po$%&! Sempre dá me$#&.
  7. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
  8. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
  9. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita os outros não tem ideias próprias”.
  10. Frases incompletas podem causar
  11. Seja mais ou menos específico.
  12. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
  13. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação
  14. Quem precisa de perguntas retóricas?
  15. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
  16. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
  17. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei!”
  18. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
  19. Não abuse das exclamações! Nunca! O seu texto fica horrível!
  20. Cuidado com a hortografia, para não açaçiná a língúa portuguêza.
  21. Seja incisivo e coerente, ou não.
  22. Não fique escrevendo no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade – e esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo.
  23. Outra barbaridade que tu deves evitar é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo!
  24. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar, já que é insuportável o mesmo final escutar o tempo todo sem parar.
Outras dicas (que podem ser lidas e exemplificadas, anotando quem tem interesse) são:

  1. NÃO ESCREVER TEXTOS APENAS COM LETRAS MAIÚSCULAS, COMO ESTE. Elas cansam o leitor e alguns têm dificuldades para ler tais textos.
  2. Não colocar um espaço antes de uma pontuação (vírgula, ponto-e-vírgula, ponto final,...).
  3. Sempre colocar um espaço depois de uma pontuação.
  4. No início de uma frase e depois de um ponto final, a palavra deve ser grafada com letra inicial maiúscula.
  5. Nomes próprios devem ser escritos com inicial maiúscula. 
  6. O papel mais elementar da vírgula é o de separador, isto é, a vírgula é usada para separar objetos em uma lista. Também pode ser usada para inserir algum texto explicativo ou de outra natureza, fazendo um papel parecido com o dos parênteses. Nesta função, sempre há um par de vírgulas: uma no começo da inserção e outra no final (como no caso dos parênteses).
  7. Erro grave muito difundido: separar o sujeito do verbo. Mas, é correto: Todos os dias João, o vizinho da Maria, ia correr pelos campos. Um erro muito frequente é usar uma vírgula separando o sujeito do verbo. Por exemplo: Carlos sempre apressado, acabou escorregando e caindo. O certo é: Carlos sempre apressado acabou escorregando e caindo.
  8. Redundância, ou tautologia, consiste na repetição de uma ideia, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. Deve ser evitada. O pleonasmo é uma figura de linguagem, e consiste no emprego redundante de palavras, ou por um vício ou para enfatizar a expressão. Deve ser evitado exceto se for usado para reforçar o que se pretende dizer. Exemplos que devem ser evitados, por serem redundância que nada acrescentam:
acabamento final (se é acabamento, é final); 
amanhecer o dia (você já viu amanhecer a noite?); 
anexo junto a esta carta (você conseguiria anexar separadamente?);
comparecer pessoalmente (você já viu alguém comparecer por correspondência?);
conviver junto (você pode imaginar duas pessoas convivendo separadamente?);
copo mais cheio do que outro (ou está cheio ou não está);
criação nova (se não é nova, não pode ser criação.);
descer para baixo ( gostaria de ver alguém descendo para cima.);
detalhes minuciosos (se não são minuciosos não são detalhes.);
dividir em duas metades iguais (basta dizer duas metades; se não forem iguais não serão metades.) ;
elo de ligação (elo só pode ser de ligação);
empréstimo temporário (bem que muitos gostariam de um empréstimo permanente!);
encarar de frente (só se tiver um olho na nuca para poder encarar de trás.) ;
entrar para dentro (como seria entrar para fora?); 
fato real (se é fato, é real); 
gritar alto (gritar baixinho deve ser difícil); 
há anos atrás ('há anos' já indica passado.);
monocultura exclusiva de ... (se é monocultura, tem de ser exclusiva); 
multidão de pessoas (você já viu uma multidão de gatos?); 
subir para cima (poderia ser para baixo?); 
surpresa inesperada (se for esperada, não será surpresa);
vereador da cidade (vereador tem de ser de uma cidade).

Sobre acentuação e grafia:

  1. Evite escrever sentenças longas. Sentenças longas e com pontuação deficiente trazem obscuridade e desconforto aos leitores. 
  2. Lembre-se que todas as palavras proparoxítonas devem receber acento gráfico. Exemplos: matemática, próximo, autêntico, América, capítulo.
  3. São acentuadas as palavras oxítonas terminadas em a, e ou o, seguidas ou não de 's'. Exemplos: araçá, jacás, vatapá, sapé, cafuné, picolés, vovó, cipó, mocotós, Petrobrás.
    Também recebem acento gráfico as palavras oxítonas terminadas em em ou ens (se tiverem duas ou mais sílabas). Exemplos: porém, também, parabéns.
  4. Recebem acento gráfico as palavras paroxítonas terminadas em i, is, us, um, uns. Exemplos: júri, táxi, tênis, grátis, Vênus, vírus, álbum, médium, álbuns, médiuns. Também devem receber acento gráfico as palavras paroxítonas terminadas em r, x, n, l. Para guardar estas letras, lembre-se da palavra rouxinol. Exemplos: ágil, fácil, éden, hífen, açúcar, caráter, fênix, tórax. Como última regrinha que selecionamos, temos aquela que diz que recebem acento gráfico as palavras paroxítonas terminadas em ância, ência, ôncio. Exemplos: elegância, tolerância, influência, resistência, estrôncio.
  5. Duas palavras são homógrafas-heterofônicas quando têm a mesma (homo) grafia, mas pronúncia (fonia) diferente (hetero). Exemplos:
peso (substantivo, pronuncia-se 'pêso') 
e peso (do verbo pesar, pronuncia-se 'péso');
força (substantivo, pronuncia-se 'fôrça') 
e força (do verbo forçar, pronuncia-se 'fórça');
dele (pronome, pronuncia-se 'dêle') 
e dele (do verbo delir, pronuncia-se 'déle');
modelo (substantivo, pronuncia-se 'modêlo') 
e modelo (do verbo modelar, pronuncia-se 'modélo');
deste (pronome, pronuncia-se 'dêste') 
e deste (do verbo dar, pronuncia-se 'déste').

Há muito tempo que não mais se acentuam graficamente esse tipo de palavras. Uma das raras exceções é 'pode' (presente do indicativo do verbo poder, pronuncia-se 'póde') e 'pôde' (pretérito perfeito do mesmo verbo, pronuncia-se 'pôde').

Sobre grafia:

Devemos empregar "ss" em todos os substantivos derivados de verbos terminados em "gredir", "mitir", "ceder" e "cutir".
Exemplos: AGREDIR / AGRESSÃO – ADMITIR / ADMISSÃO – CEDER / CESSÃO – DISCUTIR / DISCUSSÃO
Devemos empregar "s" em todos os substantivos derivados de verbos terminados em "ender", "verter" e "pelir".
Exemplos: APREENDER / APREENSÃO – VERTER / VERSÃO – EXPELIR / EXPULSÃO
Devemos empregar "ç" em todos os substantivos derivados dos verbos "TER" e "TORCER", mais seus derivados.
Exemplos: ABSTER / ABSTENÇÃO – DETER / DETENÇÃO

Veja alguns exercícios.

1- Escreva um fim diferente para seu seriado, filme, novela ou livro favorito.

2- Escolha um personagem principal de terminado seriado, filme, novela ou livro e coloque em outro seriado, filme, novela ou livro.

3- Escolha 2 familiares e escreva uma breve descrição deles. Faça o mesmo com 2 vizinhos mesmo que você não os conheça e no caso dos vizinhos, você pode inventar a história, por exemplo, que um deles é terrorista.

4- Pegue sua revista ou jornal do dia e escolha um assunto que lhe chame a atenção e escreva um curta história sobre ele.

5- Imagine que você acordou, mas estava em pé ao lado do seu corpo na sua cama. Você tocou no seu pulso e tinha pulsação e respirava normalmente, ou seja, você está vivo. Desenvolva....

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